domingo, 15 de fevereiro de 2009

Santo de casa não faz milagre !

É com grande prazer que inauguro nesse espaço, expondo minhas impressões (se é que tenho essa capacidade) acerca de um dos mais importantes clássicos do futebol brasileiro: São Paulo e Corinthians.

O jogo deste domingo (15/02/09) tinha tudo para figurar como mais um grande embate entre as duas equipes paulistas... e assim o foi, muito embora o que se registrou no primeiro tempo foi um verdadeiro show de horror, regado a uma confusa arbitragem e com destaque especial para o atacante são paulino André Lima que estava visivelmente abalado pela responsabilidade de tocar na bola em um jogo de tamanha importância (imagina esse sujeito em uma daquelas grandes finais de Paulistão, como foi a de 1991 entre esses mesmos times !)

Diferentemente, atuação que merece destaque no jogo do Morumbi vem do banco de reservas do São Paulo Futebol Clube. O técnico Muricy Ramalho, afora seu indiscutível e não eventual destempero emocional, dignos de um teatro mambembe, mais uma vez demonstra ser um dos mais lúcidos profissionais da área em atividade no país. Com seus reservas, ele estudou o time do corinthians durante todo o primeiro tempo e trocou as peças certas no início do segundo tempo, sendo uma delas (Borges) autor do gol.
Contudo, o recado que gostaria de imprimir nesse post é para a equipe da Marginal sem número. Sim, o timão (volante do navio. Símbolo do clube) de tantas glórias e craques parece ainda, o que é natural, sentir os efeitos da segunda divisão.
Muito embora tenha acabado de voltar à elite do futebol nacional, os dirigentes do clube esbanjaram empolgação, baseados na (bela) campanha da equipe na série B, inclusive contratando um jogador de peso (sem nenhum trocadilhos, juro!).
O fato é que, muito embora seja o segundo colocado na competição, a equipe alvinegra não apresenta um futebol nem próximo do razoável. Não há zaga, meio campo ou ataque...pior, não há técnico...Mano Menezes (ainda uma promessa de técnico) limitou-se a assistir ao desempenho de sua equipe e se contentou em reclamar da arbitragem, realizando uma substituição previsível...Lulinha (não mais uma promessa de atacante). Sobrou para Douglas (mais nova promessa no meio campo), mas o meia, embora perigoso, ainda precisa se recuperar da lesão, o que contribui para a carência na criatividade das jogadas no meio campo. Quem Salvou a tarde do time foi Boquita (Promessa da Promessa) com um passe salvador para o gol de André Santos (outro que já não promete mais nada).
Parece que fizeram promessas em demasia para São Jorge. Só que como diz o populacho "promessa é dívida" e de dívida eles entendem. Talvez o santo se canse e promova ele mesmo um verdadeiro Fenômeno em seu parque...Talvez ! É o que veremos !

3 comentários:

Fabricio Bonni disse...

seja bem vindo Eugenio!!!
Sao Paulo e Corinthians nem de sombra o classico que jah foi...

Old Cricket disse...

Bem vindo Eugênio!!!

Santo de casa pode não fazer milagre, mas que o Boquita chegou perto disso, chegou.

Clássico muito disputado mas com técnica abaixo da capacidade...o placar, numa análise fria, poderia ser considerado injusto...mas pelas circunstâncias da partida, em razão do SPFC ñ ter aproveitado a superioridade numérica, o empate acabou por premiar a qualidade do jogo.

Old Cricket disse...

Permita-me, Eugênio, mais uma divergência...Muricy substituiu bem, contudo, mais uma vez, demorou para realizar as mudanças, resultando na perda do resultado positivo.